Caro leitor hoje vamos tratar da casta Coda di Volpe Sannio DOC da Cantina di Solopaca.
Que a Itália possui um grande número de castas autóctonas não é mais novidades para os amantes dos vinhos (wine lovers).
Enquanto por aqui a maioria do consumidores ainda está “fossilizado” no consumo de vinhos argentinos e chilenos representados com as castas internacionais mais notórias, alguns importadores percorrem a península italiana em busca de novidades e as trazem para os enófilos mais atentos e abertos a novas experiências.
Cada vez mais os produtores italianos estão intensificando os seus esforços para apresentar esse “universo de castas”, um patrimônio invejado. O vinho desta matéria vem da Campania, sul da Itália, precisamente da DOC Sannio, região está ao norte de Napoli entre a província de Benevento e de Avellino, praticamente no coração da Campania.
Uma área super antiga pré-romana que pelas suas qualidades dos vinhos era chamada de Samnium, a terra do povo do Sanniti.
A Cantina di Solopaca é uma das mais antiga de toda a Campania, uma cooperativa empenhada na defesa do patrimônio na zona de Solopaca para o desenvolvimento sócio/econômico e da própria agricultura. Vários são os rótulos que oferecem em diversidades de tipologias e castas autóctonas.
O vinho em questão desta matéria é preparado com a casta Coda di Volpe (rabo de raposa, devido ao formado do cacho ser parecido com o rabo do animal silvestre), uva “misteriosa” até pouca conhecida pelos próprios italianos, pois normalmente são comercializados e encontrados só na Campania.
Essa casta se estressa facilmente por falta de água, portanto precisa de vários cuidados em vinha a mesma se adapta melhor em solos vulcânicos.
Utilizada no passado para cortar outros vinhos para baixar a acidez, hoje os produtores está priorizando apresenta lá na versão varietal, deixando de lado o papel de estar escondida atrás de outras castas.
Coda di Volpe Sannio DOC – Cantina di Solopaca 2022
Cor – Amarelo palha.
Perfume – Aromas delicados de frutas como abacaxi, banana, pêssego amarelo e notas florais de vassoura, silvestres e de camomila.
Sabor – Com balanceada acidez o que lhe confere um frescor calibrado, possui um corpo leve/médio com uma suficiente persistência de sabores.
Um vinho condizente com as características dos vinhos confeccionados com está casta, trazendo assim para o degustador uma amostra genuína de boa procedência.
Classificação no Blog: VINO
Para os interessados no mundo dos vinhos clique aqui e acesse nosso canal do youtube
Se tiver o desejo de conhecer várias vinícolas na itália na companhia de um Italiano/Siciliano estou a disposição!