A Vermentino é uma casta branca de “veia” aromática que na Itália melhor se expressa com resultados pecuniários na Toscana, Liguria e na Ilha da Sardegna.
Na Toscana as áreas com mais qualidade e tradição para esta cepa são a de Massa Carrara, Livorno, Alpi Apuane, Ilha d’Elba e Bolgheri.
Na heróica viticultura da Liguria ela é a porta bandeira principalmente na famosa e bela Cinque Terre e em Colli di Luni.
Na Sardegna junto com a tinta local Cannonau disputam todo o território da ilha.
Em modo geral as 3 regiões apresentam esta casta assim:
– Vermentino da Sardegna : Vinho branco de corpo, aromático, com graduação alcoólica mediamente elevada e de bom perfume de ervas mediterrâneas e de frutas cítricas intensas.
– Vermentino da Liguria : Vinho branco fresco e frutado, presente as frutas brancas (pêssego e maça) com nuances de flores de campos e salvia. Normalmente de graduação alcoólica modesta.
– Vermentino da Toscana : Vinho branco de boa mineralidade, de bom frescor, presentes aqui também odores de cascas cítricas e retrogosto de amêndoas ou frutas secas.
Parece que nos últimos anos a Vermentino não tenha sofrido a crise mundial, pelo contrário cada vez mais o mundo tem apreciado esta casta.
Hoje comentarei de um vinho que provei da ilha da Sardegna e especificamente da área mais significativa para esta casta que é a região da Gallura.
A norte da Ilha, a Gallura representa o único DOCG da Sardegna (Vermentino di Gallura) .
A Vermentino encontrou neste território as condições climáticas para obter grandes resultados. Clima seco e ventilado, solo de decomposição de rochas de granito rico em fosseis e minerais. Neste cenário encantador a casta expressa aromas exuberantes e salinidade o que é a sua marca registrada nesta região .
A vinícola que produz este vinho é a Sella&Mosca, uma cantina fundada a mais de cem anos por dois piemontês que se apaixonaram pela ilha ainda desbravada. Uma cantina que hoje possui vários vinhedos entre si distantes portanto com características diferentes.
Degustação :Monteoro Vermentino di Gallura DOCG 2013 Sella&Mosca
Cor – Amarelo dourado com leve reflexo palha, límpido e lucido.
Perfume – No nariz apresenta leves odores de flores brancas e vassoura de campo além de frutas brancas (pêssego e maça) com traços cítricos e nuances de pedra-pomes molhada.
Sabor – De acidez viva, suculento, refrescante com um pequeno retrogosto quase “ justamente” salino.
Um vinho que de imediato agrada pelas suas qualidades olfativas finas e marcantes ao mesmo tempo, um branco de personalidade, um produto que representa a casta e seu território, a Gallura, terra nobre da Sardegna.
Classificação no Blog : Vino Vino