Tignanello, um vinho que nasce no coração da região de Chianti Clássico, e por isso que quando surgiu (1970) foi inicialmente lançado com o nome de Chianti Clássico Riserva Vigneto Tignanello. Produzido pela aristocrática e famigerada vinícola Toscana Antinori que dispensa apresentação.
Estamos após a guerra mundial, num momento de crise econômica, dificuldades de mão de obra e outros fatores de recessão que levaram a região do Chianti e seus vinhos em uma crise drástica.
Para retomar a recessão local uma das primeiras ações foi a criação da DOC Chianti (Denominação de Origem Controlada) em 1967.
Mas isto não seria suficiente para resolver o problema da crise dos vinhos locais.
Foi então que na mesma época Piero Antinori (Proprietário da famosíssima Vinícola Antinori) decidiu abilmente desobedecer os regulamentos da DOC Chianti e começou a utilizar uvas francesas para ajustar os seus vinhos, algo considerado por muitos produtores locais um afronto.
Como notório a Família Antinori há muitos anos estava fazendo experiências com as castas bordalesas, só talvez esperou a hora certa para revelar.
Nasce assim os chamados Super Toscanos, algo feito com uvas “estrangeiras“ transgredindo assim os costumes locais e suas regras.
Desde o nascimento deste vinho até o começo dos anos 2000 várias mudanças ou ajustes ocorreram na sua produção, uma das mais importantes foi colocar uma boa camada de pedras brancas nos pés das videiras para refletir e aumentar a luz nas plantas, melhorando a maturação e a fotossíntese adiantando a floração e consequentemente a colheita, se precavendo da época das chuvas.
A Safra 2004 (que abri em 08/07/2017) seria uma safra histórica que a Vinícola Antinori define como o marco da nova maneira de produzir o Tignanello tanto nos vinhedos como nas maneiras novas de vinificações.
Um vinho emblemático da enologia italiana, algo que representa não só a Toscana mas sim a Itália por inteira.
A sua formulação (castas utilizadas) nos últimos tempos tem sido ajustada até chegar a de hoje (Sangiovese, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon).
Um vinho de vinificação e assemblage complexa, normalmente estagia de 12 a 14 meses em barrique Francês e Húngaro.
Tignanello 2004 IGT Toscana Antinori
Cor – Vermelho granada.
Perfume – Intrigantes aromas terciários evoluídos de folhagem de tabaco, couro envelhecido, grão de café e chocolate amargo.
Sabor – Ainda de estrutura com camadas de sabores. Devido ao seu tempo remete as sensações olfativas, perdeu obviamente a fruta, mas adquiriu as suas complexidades gustativas. De elegância impar, estava ainda oferecendo suas qualidades e estilo de um Super Toscano.
Classificação no Blog: IL VINO