O vinho tornou-se uma meta e uma atração turística, desperta curiosidades em conhecer novas paisagens e boas comidas regionais.
La strada del Vino (a estrada do vinho) na Italia representa uma oferta turística que gira entorno dos vinhos, vinícolas e tudo que está diretamente ou indiretamente relacionado com ele, como hotéis, agroturismos, restaurantes e lojas especializadas em vendas de vinhos.
Na Italia uma lei (nº 268 de julho de 1999) regulariza e define dentro das 20 regiões da península as rotas do vinhos com todas as suas diversidades e tipologias de vinhos.
Da Valle d´Aosta até a Sicilia tudo esta em um pano de fundo de paisagens maravilhosas e diferentes entre se, com culturas inclusive diferentes e distantes mas com um comunicador em comum a viticultura.
Estas rotas (cerca de 154) estão dentro de 1.450 municípios que inclui 400 dominações de vinhos e envolve mais de 3.000 vinícolas/fazendas com um potencial de desenvolvimento econômico de grande relevância (mais de 3 milhões de euro).
Até poucos anos atrás a media anual de visitas nas melhores vinícolas era apenas de 500 visitantes para cada empresa, hoje as mesmas recebem cerca de 3.000 amantes dos vinhos, chamados de “Wine Lovers”, um salto relevante em contínuo interesse e crescimento.
Estas rotas tem como principal objetivo promover a produção de vinhos de cada região sempre em simbiose com histórias, costumes e tradições dos locais, também através de jornadas enogastronomicas onde é possível participar de combinações corretas entre cibo/alimento e vinho, o que eu defino de harmonização étnica.
Claramente através destas capilares rotas “ temáticas” é possível não só admirar as diferentes paisagem, mas decifrar as histórias milenares dos italianos, um imenso patrimônio invejado pelo mundo.
Concluindo, o vinho a meu ver esta sendo um fio condutor para experiências únicas, baseada num conjunto de situações complexas feitas de momentos e lugares onde as parreiras sempre tem um lugar de destaque.