Mais um luto no mundo do vinho da Sicilia e da Itália.
Após cerca de 4 anos com a perda de Giacomo Rallo, fundador e presidente da famigerada cantina siciliana Donnafugata, agora Diego Planeta fundador da homônima vinícola (Cantine Planeta) aos seus 80 anos morre após um período doente.
Os dois ilustríssimos managers e “visionários” empreendedores foram nomeados e não casualmente, Cavaliere del Lavoro, um reconhecimento do governo italiano para os homem que se destacam pelo contributos humanos prestados no mercado de trabalho e suas contribuições sociais (Diego Planeta em 2004 e Rallo em 2006).
Ambos foram inclusive os promotores e os percursores da criação da Fondazione Assovini (Associação que reúne as melhores vinícolas da Sicília), assim como de outros projetos. Tanto Diego Planeta quanto Giacomo Rallo tiveram sempre a força e vontade de criar novos empregos na lavoura, fazendo com isto que várias famílias voltassem a se sustentar com o plantio das uvas.
Empreendedores com idéias arrojadas acreditando sempre na potencialidade da ilha e suas melhorias tanto no campo quanto no bem socioeconômico. Pouco importa propriamente onde nasceram e qual sobrenome tinham já que os dois carregavam uma única bandeira, a da nossa Sicília. Audaciosos e inquietos pois sempre realizando projetos inovadores dentro de uma Sicilia desde de sempre descredenciada no âmbito do empreendedorismo.
Esperamos que outros Sicilianos das mesmas qualidades e pesos venham a ocupar plenamente o vazio deixados por eles, pois muito fizeram para que a Sicilia pudessem ser o que é hoje.
Mie condoglianze