Itália Personal Tour

Etna Bianco DOC Zottorinotto 2021 – Tornatore

Esta matéria é fruto de um vinho que adquiri na viagem que organizei em setembro passado (2024).

Um Etna Bianco DOC Zottorinotto.

A minha cidade natal (Catania) fica na sombra do vulcão Etna, uma região que produz vinhos a centenas de anos que são de difíceis entendimentos e interpretações, pois precisa ter o pleno conhecimento desta área vulcânica ativa de altitude mas próxima ao mar.

Cada versante do vulcão ativo mais alto da Europa possui características geográficas e climáticas bem distintas, os solos obviamente de origem vulcânicas podem se apresentar de formas diferentes, ora pedregoso, arenoso, cinzento, avermelhado (contendo mais conteúdo de ferro em sua composição) dependendo da tipologia de erupção que gerou o solo de cada vinhedo e do tempo/época que remonta a própria erupção, pois o material gerado por uma erupção com o tempo muda de granulação devido as erosões naturais (chuva, vento, etc e etc).

O Etna portanto é um mosaico, um puzzles de vários vinhedos com características diferentes entre si. Os vinhos do Etna são realmente únicos e incomparáveis especialmente quando gerados dentro das “142 contrade” (crus oficiais desta DOC), que é o caso deste vinho (Zottorinotto é um cru).

Provavelmente está área Siciliana é a que mais cresceu dentro do panorama italiano nos últimos 15 anos.

Por aqui os produtores inteligentemente caminham juntos, olhando na mesma direção sem se sentirem concorrentes, conscientes de que cada um (produtores com seus vinhedos) possuim histórias e solos diferentes.

No caso para produzir um Etna branco, as uvas permitidas na disciplinar da DOC Etna são as autóctonas Carricante (a rainha branca do vulcão), a Catarrato e a Minnella.

O vinho desta matéria é produzido pela vinícola Tornatore, presente no versante Nord, fundada em 1865.

Esse vinho é feito com 100% de Carricante na micro região de Zottorinotto e tem uma passagem em madeira de Acácia (madeira que não é de uso convencional nesta região).

A Tornatore é uma das primeiras famílias a construir a imagem do Etna no panorama enologico Siciliano, por várias gerações, inclusive com o passar do tempo tem adquirido vários pequenos vinhedos em variados crus construindo assim um nome forte na região.

Etna Bianco DOC Zottorinotto 2021 – Tornatore

Cor – Amarelo palha com sutil reflexo dourado.

Perfume – Complexo aromas de plantas silvestres como a de vassoura (espécie endêmica do Etna), leve toque de mel, frutas amarelas c/caroço e discreta baunilha.

Sabor – Seco de corpo médio mas de boa estrutura e equilibrio, marcante retrogosto de ervas silvestres.

Abri este vinho num almoço e sendo o último do painel dos vinhos não consegui tomá-lo por inteiro, então tomei a metade que sobrou de noite.

E tive a grata surpresa que estava mil vezes melhor, mais complexo e persistente na parte aromática, uma evolução excepcional, o vinho cresceu e não declinou depois de aberto. Com certeza deveria ter comprado 2 garrafas ….mas sabendo que as malas tem sempre espaço limitado…..nos limitamos……não é mesmo.

Uma coisa é certeza os vinhos do Etna impressionam pela sua elegância, complexidade mineral, equilíbrio e estrutura. São vinhos mais refinados e não pesados.

Classificação no Blog: IL VINO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *