Caro leitor, mais um belo achado italiano, Nosiola Trentino DOC 2022 – Gaierhof.
A NOSIOLA é uma casta branca típica do Trentino.
Rainha do baixo Trentino é encontrada estritamente perto do lago di Garda e em toda a região dos lagos.
No passado era misturada com a Traminer, Müller Thurgau, Chardonnay, Pinot Bianco e outras brancas. De produção inconstante era utilizada e ainda serve para fazer o Trentino Vino Santo DOC, vinho de sobremesa feito com uvas atacadas pela botrytis (mofo nobre).
Com o passar do tempo os produtores intenderam que também fazer vinhos brancos secos era uma grande prospectiva para esta casta.
Aproximadamente a nível nacional somente 70 hectares são destinados ao seu cultivo e quase tudo dentro do Trentino, região que possui 7.500 hectares plantados com videiras brancas (praticamente seu carro chef).
Menos potente que um bom Chardonnay e menos refinada que um bom Riesling, a Nosiola possui de alguma forma algo próprio dentro das suas características organolépticas, que seria de possuir uma boa acidez, bouquet delicado mas presente de frutas frescas ainda não madura como pêra e maçã, flores e fruta seca as vezes amarga de avelã ou amêndoa no seu retrogosto.
Pouquíssimas vinícolas plantam a Nosiola e entre as poucas temos a Gaierhof, uma cantina que produz numa realidade familiar vinhos confiáveis com sotaque propriamente do Trentino (norte da Itália).
Nosiola Trentino DOC 2022 – Gaierhof
Cor – Amarelo palha bem límpido com reflexos esverdeados.
Perfume – Uma alternança olfativa de flores e frutas brancas com uma pintada mineral.
Sabor – Seco, fresco, frutado, principalmente elegante com seu retrogosto levemente amargo de fruta seca o que não seria um defeito mas uma marca registrada.
Abri este vinho no meu aniversário para vários amigos e todos adoraram.
Um vinho que se baseia na elegância, bebilidade e com uma aromaticidade fina e complexa.
Um produto que appassiona os principiante e os paladares mais apurados.
Classificação no blog: Vino, Vino