Esta matéria aborda um vinho que é produzido numa área ao norte da Itália (Alto Adige), a uva em mérito é a Lagrein, casta pouco notória dentro da Itália, mas capas de dar grandes vinhos (vivem de 10 a 15 anos facilmente).
O nome Lagrein provavelmente deriva de Lagara, uma colônia da Magna Grécia no território onde hoje está localizada a Basilicata (região ao sul da Itália).
De recente pesquisa genética realizada sobre esta uva se chega a conclusão com a semelhanças com a Teroldego, Refosco dal Penducolo Rosso e com a Syrah.
Graças ao bom conteúdo das substâncias corantes, os vinhos feitos com a Lagrein, quase sempre são caracterizado por cores intensas e escuras, muitas das vezes impenetráveis a luz.
O Alto Adige é uma terra extremamente rica na variedade de solos, nas zonas microclimáticas e nas exposições, que oferecem as condições ideais para produção de vinhos com uma individualidade marcada.
A Cantina Alois Lageder atua a quase 200 anos, mas nas últimas 4 décadas tem se aplicado na viticultura biodinâmica, quer dizer trabalha os seus 50 hectares de vinhedos em “sintonia com a terra”, uma agricultura mais natural e sobretudo sustentável, uma filosofia bem difundida naquela região.
Esta vinícola produz as castas brancas Sauvignon Blanc, Muller Thurgau, Gewurztraminer, Weissburgunder, Viognier, Petit Manseng e as tintas Schiava, Pinot Noir, Merlot e a rainha local a Lagrein.
Exatamente o vinho que comentarei é feito com a Lagrein, já que é a casta tinta típica daquela área.
Lagrein 2009 SudTirol Alto Adige – Alois Lageder
Cor – Vermelho escuro e denso.
Perfume – Intensos aromas de frutas escuras se misturam com flores como violetas e brunella. Leve toque animal (couro) e aromas terciários se manifestam logo em seguida permanecendo até o final.
Sabor – Um vinho de corpo médio com taninos presentes mas amansados, finos, com um final amargo que lembra um pouco de cacau.
Vinho repleto de boas qualidades olfativas e mesmo sendo de corpo médio, preenche harmonicamente e plenamente a boca, mais um vinho de ótima personalidade .
Classificação no blog: Vino Vino